04 novembro 2006

SEMANA 5 / ECS 7 - MARX & ENGELS I

KARL MARX

Ao lado de Émile Durkheim e Max Weber, Karl Marx integra o importante grupo dos clássicos do pensamento sociológico . Suas formulações teóricas sobre a vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista, causaram um grande impacto nos meios intelectuais.
Concentrava seus esforços em compreender “os homens de carne e osso” movidos por necessidades materiais, investigando as leis que governam a
sociedade para contribuir com a superação do capitalismo, o qual considerava ser a última forma de organização da produção baseada na exploração e opressão de classes.
A obra de Marx lançou as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem sua existência por meio do trabalho, trazendo ao centro do debate político e intelectual o tema da
desigualdade social.
Marx é herdeiro do ideário iluminista e acreditava que a razão era não só o instrumento de apreensão da realidade, mas também de construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo o potencial existente nos indivíduos. Ao proletariado é que Marx e Engels atribuem o papel de agente transformador da sociedade capitalista e afirmam que “A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis”.


FRIEDRICH ENGELS

Friedrich Engels nasceu em Barmen, na Alemanha, no dia 28 de novembro de 1820. A vida e obra de Friedrich Engels estão ligadas à de seu amigo Karl Marx.
Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores
marxistas.
Auxiliava Marx e sua família que, fugindo das polícias da Europa, emigrou para Londres e lá vivia quase na miséria. Juntos escreveram A sagrada família, A ideologia alemã, e O manifesto do Partido Comunista, que foram importantes na produção marxista.
A experiência no mundo de trabalho, na empresa de seu pai, permitiu a Engels analisar as formas de desenvolvimento do modo capitalista, desenvolvendo seu espírito crítico. Em ver a pobreza extrema dos operários
têxteis, revolta-se contra a situação operária, provocando uma mudança profunda na sua posição política e teórica, sendo que suas conclusões foram utilizadas por Marx.
Marx e Engels procuram chamar a atenção para o caráter de alienação da divisão social do trabalho nas sociedades onde a apropriação privada das condições escraviza os homens a atividades que não possuem qualquer sentido para eles e, por outro lado, voltado para as potencialidades criativas que os homens livres abrigam em seu espírito.

Nenhum comentário: