31 outubro 2006

SEMANA 4 / ECS 6 - WEBER II

SER / ESTAR X PAPÉIS

Após a leitura do texto de Weber, pude perceber que nas escolas a diretora assume a dominação carismática para a escolha de seu cargo, pois este é escolhido mediante a votação dos pais e professores. No entanto, a vice-direção é escolhida por competência, afinidade e amizade. Ambos os cargos exercem a dominação legal, pois respondem a um estatuto previamente estabelecido, ao qual também devem seguir.

PODER / HIERARQUIA

Nas escolas, como em qualquer outro ambiente de trabalho, obedecemos a uma hierarquia, sendo assim, a Secretaria de Educação estabelece normas que são repassadas a Coordenadoria de Educação, a qual, transfere-as às escolas através da direção. Por fim, a direção passa aos demais professores e funcionários as determinações vindas dos órgãos superiores.

3 comentários:

Kryka disse...

Lu
Gosto muito de visitar o teu blog.
Tens idéias ótimas, dedicação invejável e sempre com novidades por aqui!!!
Concordo com o que você escreveu sobre dominação.
Penso da mesma maneira.

Neusa Siqueira disse...

Olá Lucele,
Sou a Neusa do pólo de São Léo.
Concordo com você quando falas que, assim como na educação ou qualquer outro trabalho existem hierarquias de poder ou cargos, e acredito que isso se faz necessário, mas em alguns pontos da educação não cabe aceitarmos determinações estabelecidas por órgãos superiores.Por exemplo, a definição do PPP.Este deve ser participativo e amplamente discutido com a comunidade escolar.

Visite meu BLOG: http://neusasiqueira.blogspot.com/

Um Grande abraço,Neusa Siqueira

Elisandra disse...

Olá Lucele,sou a Elisandra do Pólo de São Leopoldo,a presença da dominação e hierarquia se faz necessária na educação assim como nas outras áreas profissionais,pois sem essas acredito que as coisas funcionam de forma mais direcionadas e específicas proporcionando assim o bom andamento do sistema,mas ás vezes os dominantes e aquele que está no alto da pirâmede esquecem o verdadeiro sentido disso e acabam abusando,tornando-se pessoas arrogantes e inflexíveis.
Bacana o teu blog,um abraço!