06 outubro 2006


SEMANA 2 / ATIVIDADE 3


QUESTIONÁRIO SOBRE “AS DEFINIÇÕES DA EDUCAÇÃO: EXAME CRÍTICO”

1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Para Durkheim, a educação acontece através da influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes, pois há a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros. Já Stuart Mill, diz: que “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição da nossa natureza”, compreende a educação.

2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.

Durkheim cita que Kant afirma que "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". Outra é a definição utilitária que, de acordo com James Hill, teria por objetivo "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes".
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que não há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.


3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

De acordo com Durkheim, é preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, conhecê-los, e aprender com eles as características comuns, para assim definir educação.

4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos que levam a sociedade a fazer do homem certo ideal é a constituição de todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte... Idéias essas que são a base do espírito nacional: toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5-Segundo o autor, que função o “Ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?

Segundo o autor, o "ideal" a ser realizado tem a função suscitar na criança:
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição: “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique.

Segundo a definição citada, Durkhein conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, sendo, para os adultos, um “recurso imprescindível ao preparo das crianças, uma vez que, através desta os adultos do amanhã alcançarão sua plena formação em todos os seus aspectos, sem deixar de considerar o meio no qual estão inseridos", pois a formação de um ser social é a finalidade da educação.

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
O autor explica que, desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, busca aprimorar o indivíduo, assim sendo, o homem não se torna, verdadeiramente, um indivíduo se não viver em sociedade e nela interagir.

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